Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Monday, March 5, 2018

PT - GUERRA NUCLEAR: 4.6 A intervenção da NATO na crise balcânica e a guerra contra a Jugoslávia



MANLIO DINUCCI

GUERRA NUCLEAR
O PRIMEIRO DIA
De Hiroshima até hoje:
Quem e como nos conduzem à catástrofe


4.6  A intervenção da NATO na crise balcânica e a guerra contra a Jugoslávia

O «novo conceito estratégico» da NATO é posto em prática nos Balcãs, onde a crise da Federação Jugoslava, devido aos contrastes entre os grupos de poder e às forças centrifugas das repúblicas, atingiu o ponto de rotura.

Em Novembro de 1990, o Congresso dos EUA aprovaram o financiamento directo de todas as novas formações «democráticas» da Jugoslávia, encorajando assim as tendências separatistas. Em Dezembro, o Parlamento da República Croata, controlado pelo partido de Franjo Tudjman, difunde uma nova Constituição com o fundamento de que a Croácia é a «pátria dos croatas» (não mais dos croatas e dos sérvios, os povos constituintes da República) e é soberana sobre o seu território. Seis meses depois, em Junho de 1991, além da Croácia, também a Eslovénia proclama a independência. Pouco depois, surgem confrontos entre o exército federal e os independentistas. Em Outubro, na Croácia, o governo Tudjman expulsa 25.000 sérvios da Eslavónia, enquanto as suas milícias ocupam Vukovar. O exército federal responde, bombardeando e ocupando a cidade. A guerra civil começa a estender-se, mas podia ainda ser interrompida. O caminho tomado, é diametralmente oposto: a Alemanha, empenhada em alargar a sua influência económica e política na região balcânica, em Dezembro de 1991, reconhece unilateralmente a Croácia e a Eslovénia como Estados independentes. Como consequência, no dia seguinte, os sérvios da Croácia proclamam a sua autodeterminação, constituindo a República Sérvia da Krajina. Em Janeiro de 1992, primeiro o Vaticano e depois a Europa dos doze reconhecem, além da Croácia, também a Eslovénia. Neste ponto incendeia-se a Bosnia-Erzegovina que, em proporções reduzidas, representa a gama completa dos nós étnicos e religiosos da Federação Jugoslava.

Ler mais em
https://nowarnonato.blogspot.pt/2018/03/pt-guerra-nuclear-46-intervencao-da.html



Post a Comment

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos