Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Saturday, July 7, 2018

PT -- Manlio Dinucci -- Spot televisivo da Ministra Trenta sobre o F-35



Spot de televisivo da Ministra Trenta sobre o  F-35

Manlio Dinucci

«Não compraremos outros F-35»: declarou, em 6 de Julho, à Omnibus no canal La7, a Ministra da Defesa, Elisabetta Trenta. Palavras que fizeram sensação: será que chegou, finalmente o Governo que “cortará as asas aos F-35”? De maneira nenhuma. A Ministra Trenta explicou que, das análises que está a fazer, poderia “descobrir que cortar custa fica mais caro do que manter,
 visto que haveria grandes penalidades”. Na realidade, recorda Giuseppe Civati, o Tribunal de Contas já declarou que a participação no programa dos F-35 não está sujeita a penalidades contratuais. A Ministra Trenta também observa que, em torno do F-35, há um final tecnológico e ocupacional que, por sua vez, seria cortado. Portanto, pressupõe que, em vez de cortar, a Itália pode atrasar, ao longo do tempo, a compra dos 90 caças  F-35  planeados. Então, manter-se-ia sempre, a aquisição desses 90 aparelhos.

Na divulgação através da TV,  a Ministra Trenta esquece-se de esclarecer os telespectadores sobre as questões essênciais. Acima de tudo, o facto de que a Itália não é, apenas, um país comprador, mas um sócio de segundo plano do programa F-35, chefiado pela empresa americana Lockheed Martin, primeira produtora mundial de armamentos aeroespaciais e missilísticos. Um dos programas de ponta da Lockheed Martin é o do F-35 Lightning II, definido como “o caça bombardeiro multifunções mais avançado do mundo”. Produzem-se três modelos: com decolagem e aterragem(br.aterrizagem)  convencional (A), com decolagem curta e aterragem vertical (B) e como variante  para os porta-aviões (C). Nos EUA a rede de produção dos F-35 compreende mais de 1400 empresas, em 46 estados e em Puerto Rico, que produzem milhares de componentes desse caça. No programa do F-35 participam oito sócios estrangeiros: Austrália, Canadá, Dinamarca, Grã Bretanha, Itália, Noruega, Holanda e Turquia. Os outros compradores são: Israel, Japão e Coreia do Sul.

A Ministra Trenta também parece ignorar que a adesão da Itália ao programa do F-35, na qualidade de sócio de segunda categoria, fortalece a ancoragem aos Estados Unidos, que o Governo do qual ela faz parte, define como um “aliado privilegiado” da Itália. A participação no programa F-35 liga ainda mais o complexo militar industrial italiano ao gigantesco complexo militar industrial USA. Assim, a decisão de participar no programa do F-35 é, essencialmente, uma escolha política.

A Ministra Trenta não diz que a principal indústria militar italiana – a Leonardo (antes, Finmeccanica), presente em 180 locais diferentes no mundo – fornece nos USA, produtos e serviços não só às Forças Armadas e às empresas do Pentágono, como também às empresas de Serviços Secretos (Inteligência). Por esta razão, foi confiada à Leonardo, em Itália, a gestão da fábrica de Faco di Cameri (Novara), na qual são montados os caças F-35 destinados à Força Aérea e à Marinha italiana e parte dos caças encomendados pela Holanda. As filiais de Foggia e Nola produzem as peças compostas e metálicas da caixa de asas completa, da qual Leonardo é a segunda produtora, igualmente para o F-35 das Forças Armadas dos EUA.

Mas a Ministra Trenta esqueceu-se, sobretudo, de anunciar a grande notícia: há dez dias, com base num contrato estipulado entre a Lockheed Martin e a Marinha dos Estados Unidos, foi estabelecido que Cameri será um dos cinco centros mundiais (três nos USA, um na Austrália e um em Itália) para a manutenção, reparação e actualização dos F-35.

A Ministra Trenta mantém, igualmente, silêncio sobre o facto de que, além dos poderosos interesses do complexo militar industrial, o F-35 está ligado à estratégia nuclear USA/NATO. Para obter toda a capacidade da nova bomba nuclear B61-12 que, a partir de 2020 o Pentágano distribuirá em Itália e noutros países europeus, são necessários os novos caças F-35A. O que implica a solução de outros problemas técnicos, que se juntam aos numerosos problemas verificados no programa F-35.

O complexo software do caça que, até agora, já foi modificado mais de 30 vezes, requer mais actualizações. Para converter os primeiros 12 F-35, a Itália terá de gastar cerca de 400 milhões de euros, que se juntam à despesa ainda não quantificada (estimada em 13-16 biliões de euros) para a compra dos 90 caças e para a sua modernização. Dinheiro que sai dos cofres do Estado (ou seja, o nosso dinheiro), enquanto as quantias derivadas dos contratos para a produção do F-35 entram nos cofres das indústrias militares.

A Ministra Elisabetta Trenta não referiu tudo isto, no anúncio publicitário da Omnibus, assegurando que será o seu Ministério a “decidir, tendo unicamente  em conta, o interesse nacional”. Quando, pelo contrário, só existe uma maneira de garantir o interesse nacional: abandonar completamente o programa F-35.

(il manifesto, 7 de Julho de 2018)

NO WAR NO NATO

videos

Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos