Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Thursday, July 12, 2018

PT -- Manlio Dinucci -- NATO, MEGA QUARTEL GENERAL EXPANSÍVEL, COMO A GUERRA



NATO, 
MEGA QUARTEL GENERAL EXPANSÍVEL, 
COMO A GUERRA

Grande importância simbólica é atribuída ao facto de ser a primeira Cimeira convocada no novo quartel general da Aliança, tendo custado até agora, 1,3 bilião de euros (mas o preço real, do qual 7% cobrado à Itália, ainda está para ser estabelecido): uma estrutura de mais de 250,000 metros quadrados, quase o dobro da anterior, onde um staff de cerca de 4000 militares e civis trabalham permanentemente, com 18 salões onde são realizadas, anualmente, mais de 5.000 reuniões com uma participação média de 500 convidados por dia. A estrutura, actualmente composta por 8 alas principais e 4 alas menores, ligadas a um longo corpo central, é de tipo modular: portanto, expansível à medida que a NATO continuar a expandir-se.

Em1990, na véspera da dissolução do Pacto de Varsóvia, o Secretário de Estado dosEUA, James Baker, assegurava ao Presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, que “a NATO não se estenderia uma única polegada para Leste”.  Mas, em 1999, enquanto demolia a Federação Jugoslava com a guerra, a NATO englobava os três primeiros países do antigo Pacto de Varsóvia: Polónia, República Checa e Hungria. Assim, em 2004, estendeu-se à Estónia, Letónia, Lituânia (outrora parte da URSS); Bulgária, Roménia, Eslováquia (antigos membros do Pacto de Varsóvia); Eslovénia (antes parte da Federação Jugoslava). Em 2009, incluiu a Albânia (antigo membro do Pacto de Varsóvia) e a Croácia (que antes parte da Federação da Jugoslávia); em 2017, o Montenegro, também dantes, parte da Federação Jugoslava.

Depois de aumentar, de 1999 a 2017, de 16 para 29 membros, a NATO deixa a “porta aberta” para outras adesões: estão à espera de entrar, a Ucrânia e a Geórgia, outrora parte da URSS; Bósnia-Herzegovina e Macedónia, antes parte da Federação Jugoslava. Por esta razão, a NATO apetrechou--se com um quartel general expansível.

Imagem relacionada




Tradutora: Maria Luisa de Vasconcellos



Post a Comment

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos