Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Wednesday, May 29, 2019

Análise das eleições do Parlamento Europeu


No dia seguinte às eleições, todos os partidos propõem, a propósito, uma interpretação que lhes é favorável. Toda a leitura objectiva não deixa de incomodar uns ou outros. Todavia, os números não mentem.

 | DAMASCO (SÍRIA)  

JPEG - 15.3 kb
O resultado das eleições do Parlamento Europeu não corresponde, de modo algum, àquilo que havia sido antecipado —e inclusive por nós— . Esta análise baseia-se em resultados provisórios, à data de segunda-feira 27 de Maio às 10h GMT.
1— A participação cresceu, em relação ao escrutínio precedente de 2014, de 43 a 51 %
Certo, vários Estados organizaram outros escrutínios no mesmo dia, mas isso não explica este salto. Várias interpretações são possíveis. A única coisa certa é que os eleitores consideram que a União —e não o Parlamento— é agora uma questão mais importante do que no passado.
2— Os partidos da Primeira Guerra Fria ficam à frente no Parlamento, mais são violentamente rejeitados em França e no Reino Unido em proveito dos liberais
A situação nestes países é diferente. A França já havia começado a sua mudança com a eliminação da direita e da esquerda da Primeira Guerra Fria na segunda volta da eleição presidencial de 2017. Ela confirma o fim dos Republicanos (8%) e dos Socialistas (6% ). _ O Reino Unido responde a uma outra lógica para chegar à mesma conclusão. Este país, cuja cultura jurídica é totalmente diferente da da União e que moldou a dos Estados Unidos, decidira, sob Barack Obama e em acordo com ele, deixar a UE para se juntar ao Tratado de Comércio Livre da América do Norte-TCLAN (conhecido como Alena em francês e Nafta em inglês- ndT) [1]. Mas na altura em que votou pelo Brexit, os Estados Unidos começavam já, com Donald Trump, a sua viragem de uma política imperialista para uma política jacksoniana. Desamparada, a classe dirigente britânica não conseguiu encontrar novos parceiros e bloqueou o Brexit. Agora, os Trabalhistas apenas obtêm 14% e os Conservadores 8%, enquanto os "Brexiters" os submergem com 31%. _ Este massacre eleitoral beneficia a Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE), representada em França pela "La République en marche" (22%) e no Reino Unido pelos "Lib-Dems" (18%).
Mesmo se a direita (PPE, 178 lugares) e a esquerda (S&D, 149 lugares) continuam a ser as principais cores no Parlamento Europeu, elas têm nos calcanhares os Liberais (ALDE, 111 lugares). Tendo em conta os precedentes históricos, pode-se esperar que a França e o Reino Unido façam escola no resto da União e que no próximo escrutínio o PPE e os S&D desapareçam em proveito dos Liberais.
3— Fraca subida da tendência identitária
O Italiano Matteo Salvini tinha a ambição de fundar uma aliança de partidos opostos ao sistema. No fim, apenas pôde reagrupar os partidos identitários em volta da rejeição comum do modelo anglo-saxão de sociedade «multicultural» (quer dizer de uma sociedade partida em bocados na qual cada comunidade cultural dispõe, não mais das mesmas referências nacionais, mas dos seus próprios códigos e referências).
A afirmação do modelo de sociedade europeia contra o modelo anglo-saxão irá tornar-se perfeitamente compatível com as instituições da União se o Reino Unido concretizar o seu Brexit. De facto, é de maneira totalmente errada que se apresenta a coligação (coalizão-br) de Salvini como «euro-céptica» ou de «extrema-direita».
Finalmente, a Europa das Nações e das Liberdades (ENL) apenas sobe 16 %, passando de 50 à 58 assentos em 751.
4— Fracasso da ideia de soberania europeia
Toda a denuncia do controle anglo-saxónico sobre a União, tal como é estipulado pelos Tratados, ou do carácter europeu da cultura russa, foram relegadas para fora do campo mediático.
Deixemos de lado a retórica sobre a «União potência», face à China, à Rússia e aos EUA, que todos sabem não passar de uma declaração de oratória. Os eleitores compreenderam que uma nova Guerra Fria está a ser montada, mas consideram que a OTAN foi o melhor aliado durante a Primeira Guerra Fria e que eles devem posicionar-se ao seu lado durante a Segunda. No entanto, a ausência de debate público sobre este tema revela uma má consciência, como se achassem a sua escolha, ao mesmo tempo, prudente mas covarde.
5— Na Alemanha e na França, substituição das questões políticas pelos objectivos da «sociedade civil»
A expressão anglo-saxónica «sociedade civil» designa associações que, pelo seu estatuto, não estão associadas à política, antes defendem outras causas. É precisamente o caso das questões ambientais, que são muitas vezes transnacionais, mas sempre subordinadas às questões políticas. Assim, mesmo que se suprimisse na União todos os carros e camiões (caminhões-br), a baixa de CO2 seria ínfima em relação à quantidade produzida pelos barcos e aviões necessários à globalização económica. Ou ainda, mesmo se protegêssemos —não na União, mas no mundo inteiro— todas as espécies em vias de desaparecimento, isso não preservaria a biodiversidade destruída pelas guerras. Além disso, numa situação de guerra, todas as regulamentações ambientais são esquecidas. _ A subida dos Verdes, na Alemanha (20%) e na França (13%), traduz pois uma impotência dos eleitores em matéria de política. O raciocínio será : uma vez que não podemos agir contra o imperialismo e a globalização económica, façamos a diferença de outra maneira. No entretanto, colocam-se em posição as forças para a Nova Guerra Fria.
Tradução
Alva
[1The Impact on the U.S. Economy of Including the United Kingdom in a Free Trade Arrangement With the United States, Canada, and Mexico, United States International Trade Commission, 2000.

No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos