Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Friday, July 21, 2017

Manlio Dinucci -- Pentágono: Top Secret – a Deslocação das Armas Nucleares dos EUA

Donald Trump’s Stance on B61-12: Issue of Fundamental Importance

Pentágono: 
Top Secret – a Deslocação das Armas Nucleares dos EUA
Manlio Dinucci

Os resultados das inspecções periódicas para controlar como as armas nucleares são geridas, mantidas e vigiadas, são, a partir de agora, top secret: decidiu o Pentágono, declarando que, desta forma, “se evita que os adversários saibam demasiado sobre a vulnerabilidade das armas nucleares.” Na verdade, comentam os especialistas da Federação dos Cientistas Americanos (FAS), os relatórios sobre as inspecções até agora divulgados não continham informações classificadas/secretas. No entanto, surgiram problemas relacionados com a segurança das armas nucleares e com o comportamento do pessoal envolvido na gestão das mesmas. Assim, de agora em diante, a não ser um pequeno círculo do Pentágono, ninguém terá informações sobre o grau de segurança dos locais, como Aviano e Ghedi Torre, onde estão armazenadas armas nucleares americanas.
No entanto, o objectivo fundamental da decisão do Pentágono, é outro: não fazendo saber onde serão efectuadas as inspecções, não revelam, nem mesmo indirectamente, onde as armas nucleares estão instaladas. O que diz respeito, não só às instalações em solo americano, mas, especialmente, às que se encontram noutros países. Sem surpresa, a retenção dos resultados das inspecções não foi decidida, apenas, para a B61-12, a nova bomba nuclear americana, destinada a substituir a B-61 distribuída em Itália e noutros países europeus, que entrou na fase de engenharia que prepara a produção em série.
Não se sabe quantas B61-12 são destinadas à Itália – escrevemos no manifesto de 18 de Abril – mas, dada a crescente tensão com a Rússia, não está excluído,  que o seu número seja maior do que as da B61 actuais (estimadas em 70). Também não é de excluir que, além de Aviano e Ghedi, elas estejam localizadas noutras bases, tais como Camp Darby, onde estão armazenadas as bombas da Força Aérea dos EUA. O facto de que, no exercício de guerra nuclear da NATO, realizado em Ghedi em 2014, terem participado pela primeira vez, pilotos polacos com caças-bombardeiros F-16C / D, indica que, com toda a probabilidade, as B61-12 também serão distribuídas na Polónia e noutros países da Europa de Leste.
A B61-12 não é, simplesmente, uma versão modernizada da bomba anterior, mas uma nova arma: tem uma ogiva nuclear com quatro opções de potência, que podem ser seleccionadas de acordo com o alvo a atingir; um sistema de guia que lhe permite desligar não na vertical, mas à distância do objectivo; a capacidade de penetrar no solo para destruir o bunker dos centros de controlo, num first strike nuclear. A nova bomba nuclear pode ser deixada cair de um caça F-16 (modelo C/D) da 31st Fighter Wing, a esquadrilha de caças-bombardeiros americana, colocada em Aviano (Pordenone), pronta para atacar actualmente com 50 bombas B61 (Número estimado pelo Fas) . A B61-12 também pode ser lançada pelos caça-bombardeiros Tornado PA-200, semelhantes aos do 6° Esquadrão da Força Aérea italiana, distribuídos em Ghedi (Brescia), preparados actualmente para o ataque nuclear com 20 bombas B61. Entretanto, aguarda-se a chegada à aeronáutica italiana, dos caças F-35 nos quais, segundo anuncia a Força Aérea dos EUA, “será integrada a bomba B61-12”,.
As moções parlamentares nas quais se pede ao governo italiano para  não permitir que as bombas B61-12 sejam  instaladas nos F-35 servem para chamar a atenção da opinião pública sobre o assunto; mas  não têm oportunidade de serem bem sucedidas, porque a decisão não está nas mãos do governo italiano, mas no comando americano/NATO e as mesmas podem ser instaladas noutros aviões. A questão de fundo é outra. Uma vez iniciada em 2020 (mas não está excluída a hipótese que seja antes) a implantação na Europa da B61-12, definida pelo Pentágono  como “elemento fundamental  da tríade nuclear dos EUA” (terrestre, naval e aérea), a Itália, oficialmente país não-nuclear, tornar-se-á na linha de frente de um confronto nuclear ainda mais perigoso entre os EUA/NATO e Rússia.
   Apesar da Itália ter ratificado o Tratado de Não-Proliferação (TNP), que a vincula a "não receber quaisquer armas nucleares, nem a controlar tais armas, directa ou indirectamente”'. Assim, a batalha política a ser realizada no país e no Parlamento deve visar à eliminação das armas nucleares instaladas em Itália, ou seja, a proceder à desnuclearização completa de nosso território nacional, ou porque é exigido pelo TNP ou seja porque é uma condição indispensável para a adesão italiana ao Tratado sobre a proibição dearmas nucleares, votado esmagadoramente nas Nações Unidas, mas ignorado pela Itália.

Il manifesto, 21 Julho 2017

Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

Artigos relacionados em inglês: 





No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos