Vladimir Putin profere o seu discurso anual para a Assembleia Federal, em Moscovo
01:12:2016
Presidente
da Rússia, Vladimir Putin: Boa tarde colegas, membros do Conselho da Federação,
deputados da Duma Estatal, cidadãos da Rússia,
Hoje,
como é habitual nestes encontros anuais, vou falar sobre as nossas tarefas a respeito
da economia, do sector social, da política interna e externa. O discurso deste
ano concentrar-se-á, particularmente, na economia, nos assuntos sociais e na
política interna.
Temos de
abordar todos estes vários assuntos, em condições complicadas e altamente
pouco habituais, o que não é um acontecimento único, na nossa História. Mais
uma vez, o povo da Rússia mostrou, de forma convincente, que pode enfrentar
desafios difíceis, proteger e defender os seus interesses nacionais, a sua soberania
e o seu rumo independente.
Colegas,
já referi publicamente, noutras ocasiões, o que quero dizer hoje, mas deixem-mo
dizer novamente, nesta ocasião.
O nosso
povo uniu-se em torno de valores patrióticos. Vemos essa unidade e devemos
agradecer-vos por ela. Uniram-se à volta desses valores, não porque todos estão
felizes e não têm exigências. Pelo contrário, não há falta de problemas e de dificuldades. Mas as pessoas têm a percepção das suas causas e o que é mais importante
ainda, estão confiantes de que juntos, podemos superar esses problemas. É esta
disponibilidade para trabalhar a favor do nosso país e esta preocupação sincera
e profunda pela Rússia, que formam o fundamento desta unidade que comprovamos.
Ao mesmo
tempo, as pessoas anseiam por ter oportunidades amplas e iguais de desenvolvimento
do seu potencial e transformar em realidade as suas iniciativas comerciais,
criativas e civis. Elas almejam respeito pela sua pessoa, pelos seus direitos,
liberdades e trabalho.
Os princípios
de justiça, respeito e confiança são universais. Somos coerentes na defesa
desses princípios no cenário internacional e, como vemos, com resultados. Mas
temos de colocar o mesmo esforço para garantir esses princípios aqui, no nosso
país, em relação a cada indivíduo e à sociedade como um todo.
O nosso povo considera muito a peito qualquer injustiça ou inexactidão. É uma
característica intrínseca da nossa cultura em geral. A nossa sociedade rejeita categoricamente a arrogância, a presunção, a insolência e o egoísmo, não
importa em quem os veja. O nosso povo atribui maior valor a qualidades como
responsabilidade, altos padrões morais, preocupação com os interesses públicos, disponibilidade para escutar os outros e respeitar as suas opiniões.
Este facto reflectiu-se na campanha
eleitoral que aconteceu este ano. Como sabem, na minha tomada de posse, em 2012,
apoiei a ideia de regressar a um modelo
misto, em relação às eleições para a Duma do Estado. Foi um passo para ir de encontro às exigências da opinião pública.
Penso
que o nosso rumo de desenvolvimento do sistema político, das instituições de
democracia directa e de tornar as eleições mais competitivas é totalmente
justificado e, certamente, irá continuar.
Duma do Estado
Duma do Estado
A Duma do
Estado tem reforçado o seu papel como órgão representativo e, em geral, tem
reforçado o poder legislativo da autoridade do governo. Temos de apoiá-la e
confirmá-la, com acções concretas. Isto diz respeito a todas as forças
políticas representadas no Parlamento.
Claro
que o partido da Rússia Unida, tem uma responsabilidade especial, a este
respeito. Aliás, neste momento, está a celebrar o seu 15 º aniversário. A
Rússia Unida tem uma maioria constitucional na Duma do Estado e é o principal
apoio do Governo, no Parlamento. Devemos organizar o trabalho em conjunto, de
modo a assegurar que todas as promessas e compromissos assumidos em relação ao
nosso povo, sejam cumpridos.
O nosso
povo decidiu o resultado da campanha eleitoral e escolheu o caminho do desenvolvimento
construtivo. Ele provou que vivemos numa sociedade saudável e confiante em exigências legítimas e justas, que tem uma
imunidade cada vez maior contra o populismo e contra a demagogia, e que
valoriza muito a importância da solidariedade, da proximidade e da unidade.
De facto, não estou a mencionar nenhum tipo
de dogmas ou uma unidade não existente e, claro que não estou a referir a imposição de
uma visão do mundo em particular. Já passamos por todas essas etapas na nossa
História e, como sabem, não temos nenhuma intenção de voltar ao passado.
Mas isto não
significa que possamos manipular palavras eloquentes e usar a conversa da
liberdade como uma capa para insultar os sentimentos e as tradições nacionais
dos outros.
Alguns
poder-se-ão considerar mais progressistas, mais inteligentes e espertos do que
os outros, mas se for esse caso, respeitem os outros e será a tarefa natural a
fazer.
Ao mesmo
tempo, penso que, em contrapartida, é inaceitável assumir uma atitude agressiva,
tanto mais se degenerar em vandalismo e violação da lei. As autoridades do
Estado responderão com firmeza a tais casos.
Amanhã,
o Conselho da Cultura vai reunir-se e discutiremos, certamente, essas questões
que provocam ampla discussão e falaremos sobre os princípios de
responsabilidade mútua dos representantes da sociedade civil e das figuras
mundiais das artes.
Mas
deixem-me salientar que, quer na cultura, na política, nos meios da comunicação mediática,
na vida pública ou nos debates sobre questões económicas, ninguém pode proibir
a liberdade de pensamento e a liberdade de expressar abertamente a sua posição.
Solidariedade e unidade
Solidariedade e unidade
Permitam-me
que diga, uma vez mais que, quando falamos de solidariedade e unidade, o que
queremos dizer é a consolidação consciente e natural do nosso povo, no
interesse do desenvolvimento bem sucedido da Rússia.
Será possível alcançar grandes objectivos estratégicos numa sociedade fragmentada? Será possível determinar as nossas tarefas num Parlamento que, em vez de realizar um
trabalho produtivo, emprega o seu tempo a deliberar sobre ambições competitivas
e argumentos infrutíferos?
Será que podemos desenvolver-nos de maneira bem sucedida, tendo como base instável, um Estado
fraco e um Governo apático, controlados a partir do estrangeiro e que já não têm
a confiança do povo? A resposta é, claramente, não.
Em anos
recentes, constatamos um certo número de países onde este tipo de situação abriu
caminho aos aventureiros, a golpes de Estado e, em última instância, à
anarquia. Em toda a parte, o resultado é o mesmo: tragédias humanas e vítimas,
degradação, ruína e desilusão.
É
preocupante ver em todo o mundo, mesmo nos países aparentemente mais prósperos
e nas regiões estáveis, que testemunhamos o aparecimento de um número, cada vez
maior, de novas divisões e conflitos em termos políticos, étnicos, religiosos e
sociais.
Tudo
isto está a acontecer no contexto duma grave crise migratória que os países da
Europa e de outras regiões, enfrentam hoje. Sabemos bem as consequências que
essas grandes perturbações podem trazer. Infelizmente, o nosso país passou por
muitas dessas perturbações e respectivas consequências, no século XX.
O
próximo ano, de 2017, sinalizará o 100º aniversário das revoluções de Fevereiro
e de Outubro. É o momento oportuno para rever as causas e a natureza dessas revoluções
na Rússia. Não deve ser feito apenas pelos historiadores e estudiosos; a sociedade
russa, em geral, necessita fazer uma análise objectiva, honesta e profunda desses
acontecimentos.
É a
nossa História comum e precisamos tratá-la com respeito. Eis algo que o
destacado filósofo russo e soviético, Alexei Losev, escreveu: "Conhecemos
a estrada espinhosa que o nosso país percorreu", escreveu ele.
"Conhecemos anos longos e cansativos de luta, de escassez e de sofrimento,
mas para os filhos da nossa pátria, tudo isto é a sua herança nativa e
inalienável".
Estou certo de que a maior parte do nosso povo tem precisamente esta atitude em
relação à nossa terra natal e precisamos das lições da História, principalmente, para
a reconciliação e para o reforço do entendimento social, político e civil que
conseguimos alcançar.
É inaceitável arrastar, hoje, os rancores, a raiva e a amargura do passado para a nossa
vida, e na busca dos nossos próprios interesses políticos e de outros, especular
sobre tragédias que dizem respeito a praticamente todas as famílias da Rússia,
não importa de que lado das barricadas estavam os nossos antepassados. Vamos
recordar que somos um só povo, um povo unido, e que temos apenas uma Rússia.
Demografia e natalidade
Demografia e natalidade
Colegas,
a base de toda a nossa política é cuidar das pessoas e aumentar o capital
humano como sendo o recurso mais importante da Rússia. Por conseguinte, os
nossos esforços visam apoiar os valores tradicionais e a família, implementar
programas demográficos, melhorar o ambiente e a saúde das pessoas e promover a
educação e a cultura.
Compreendem,
não posso deixar de dizer algumas palavras sobre o que na realidade está a
acontecer, sobre o que temos e o que conseguimos. O crescimento natural da
população continua.
Em 2013
- os demógrafos aplicam o termo taxa de fertilidade - era de 1.7 na Rússia, que é
maior do que na maioria dos países europeus. Por exemplo, em Portugal a taxa de
fertilidade é de 1.2, em Espanha e na Grécia é de 1.3, na Áustria, Alemanha e
Itália é 1.4 e 1.5 na República Checa. Estes são os valores obtidos em 2013. Em 2015, a
taxa de fertilidade total será ainda maior na Rússia – 1.78 - o aumento é
ligeiro, mas ainda assim, é um aumento.
Continuaremos
a introduzir mudanças na esfera social para que o sistema vá de encontro a mais
expectativas e necessidades das pessoas e se torne mais moderno e justo. As
esferas sociais devem atrair profissionais qualificados e jovens talentosos. Por essa razão é que estamos a aumentar os salários dos especialistas e a
melhorar as suas condições de trabalho.
Deixem-me
observar que a taxa de competição para se inscreverem nas universidades médicas
e de formação de professores, cresce de forma constante (enquanto não há muito
tempo pairava em cerca de zero). Em
2016, era de 7.8 pessoas para as profissões docentes e após a matrícula de 2016
a competição geral para as candidaturas financiadas pelo Estado atingia quase
28 pedidos por cada vaga. Deus conceda a todos os jovens especialistas, boa
saúde e sucesso nas suas futuras actividades.
Recordo-me
bem de como os meus colegas e eu, discutimos projectos de assistência médica de
alta tecnologia e redes de centros perinatais, que nos faltavam naquela época. Em 2018, a Rússia terá 94 desses centros.
Hoje os nossos
médicos salvam recém-nascidos nos casos mais complicados. Também alcançamos
o nível dos países avançados nestes indicadores.
Em 2015,
os indicadores de mortalidade infantil da Rússia eram de 6,5 por 1.000 nado vivos, enquanto na Região Europeia da Organização Mundial da Saúde eram de 6.6;
Isto significa que o nosso [indicador] foi ligeiramente melhor. Após 10 meses, em 2016, a Rússia atingiu o nível de 5.9.
Na
última década, o número dos serviços médicos de alta tecnologia aumentou num factor
de 15. Centenas de milhares de operações complexas são realizadas não apenas
nos hospitais principais dos centros federais, mas também nos hospitais
regionais. Quando lançamos o programa, em 2015, 60.000 pessoas na Rússia
receberam assistência médica de alta tecnologia; em 2016, o número será de
900.000. Também é essencial
avançar. Ainda assim, comparem: 60.000 e 900.000. Existe uma certa diferença.
Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde
No
próximo ano, teremos de introduzir mecanismos para assegurar um financiamento
estável para a assistência de alta tecnologia. Fará com que seja possível
torná-la ainda mais acessível e reduzir o tempo de espera das operações.
Em
resumo - e expondo este assunto sem rodeios - os problemas no sector da Saúde
permanecem e ainda existem muitos deles. Estão relacionados principalmente com
os Cuidados de Saúde Primários. Deve ser dada prioridade ao seu
desenvolvimento.
Os
pacientes são muitas vezes confrontados com filas de espera, com uma atitude
superficial e de indiferença. Os médicos estão sobrecarregados e é difícil
obter uma consulta com um especialista da área. O que acontece, frequentemente,
é que as clínicas ambulatórias estão fornecidas com o equipamento mais moderno,
mas os médicos especialistas não possuem as qualificações necessárias para usar
esse equipamento.
A partir
do próximo ano, serão organizados nos centros médicos federais e regionais, e
nas universidades, programas regulares de actualização desses mesmos profissionais.
Um especialista poderá obter um comprovativo de treino avançado e poderá
escolher onde realizar o treino.
Também
vamos continuar a melhorar o nível da Tecnologia da Informação (IT) do sistema
de saúde pública, para facilitar o procedimento da marcação de consultas
médicas e de manutenção de registos. É importante libertar os médicos das tarefas
rotineiras, da necessidade de preencher inúmeros relatórios e declarações e
dar-lhes mais tempo para atenderem os pacientes.
A
tecnologia da informação (IT) também será usada para aumentar significativamente a
supervisão do mercado de medicamentos vitais. Ela tornará possível descartar produtos falsificados e ilegais e lidar com
preços inflacionados na aquisição de medicamentos para hospitais e clínicas
ambulatórias.
Proponho
ligar todos os hospitais e ambulatórios do nosso país à Internet de alta
velocidade, nos próximos dois anos. Esta medida permitirá aos médicos que exercem a sua profissão em cidades ou vilas afastadas, usarem as vantagens da
tele Medicina e receberem rapidamente o parecer dos seus colegas que trabalham em
clínicas regionais ou federais.
Gostaria
de chamar a atenção do Ministério das Comunicações e da Comunicação Social
Mediática. O Ministro garantiu-me que esta tarefa é absolutamente realista e
viável.
Acabo de mencionar este assunto no meu
discurso e agora todo o país seguirá esta questão cuidadosamente.
Considerando a geografia da Rússia, as suas
vastas extensões e certas áreas pouco acessíveis, o nosso país precisa de um
serviço de ambulância aérea bem equipado. No próximo ano, o programa das
ambulâncias aéreas abrangerá 34 regiões, que receberão financiamento do
orçamento federal.
Em primeiro lugar, refiro a Sibéria, o Norte
e o Extremo Oriente. Para este efeito, (os parlamentares deverão sabê-lo
porque, em parte, foi da sua iniciativa), em 2017, atribuiremos 3,3 mil milhões
de rublos para pagar os serviços de aviação no âmbito do projecto do
desenvolvimento de ambulâncias aéreas (a proposta deverá ser adoptada na segunda
leitura).
Educação
Colegas, em todos os cantos do nosso vasto
país, as crianças têm de ser capazes de estudar num espaço agradável, moderno e
amigo do ambiente. Deste modo, vamos continuar o programa de reconstrução e
renovação das escolas. Não haverá mais edifícios escolares degradados e em
ruínas, sem comodidades básicas.
É necessário resolver, definitivamente, o
problema do terceiro turno e esperamos eliminar também, o segundo turno. Claro
que temos de fazer um esforço extra para melhorar as qualificações dos
professores. Como sabem, está a ser elaborado um programa para expandir o
número de estudantes assistidos por instituições educacionais em 2016. Este
programa está planeado para o período de 2016 a 2025, com um custo previsto de
25 biliões de rublos/ano.
A propósito, todos sabemos que o mesmo é da responsabilidade das regiões. No entanto, decidimos apoiar as
regiões nesta iniciativa importante. No total, de 2016 a 2019, planeamos criar
187.998 novas vagas para estudantes nas escolas.
Ao mesmo tempo, a maior preocupação para os
pais e professores e para o público em geral, é o conteúdo do processo da
educação e como é que a educação escolar gere os dois objectivos básicos que o ilustre Dmitry Likhachev, designou: ministrar o conhecimento e promover a
moralidade. Ele acreditava, com razão, que a moralidade é a base que determina
a viabilidade da sociedade: a sua sustentabilidade económica, pública e
criativa.
De facto, é importante preservar a
profundidade e a solidez da educação nacional. As composições regressaram ao
currículo escolar, e está a ser dada mais atenção às humanidades.
No entanto, as horas das aulas, de acordo com
o currículo escolar, não serão distintamente suficientes. Precisamos de
projectos sobre Teatro, Cinema, Televisão e Museus e sobre a Internet, que são
de interesse para os jovens; que atraem a atenção dos jovens para a Literatura
Clássica, Cultura e História da nossa nação.
As nossas escolas devem promover a
criatividade. As crianças devem aprender a pensar de forma independente, a trabalhar
por conta própria e como parte de uma equipa, lidar com tarefas pouco habituais,
formular e atingir metas, que irão ajudá-las a ter uma vida interessante e
próspera.
Muitas experiências foram realizadas em
escolas russas e no estrangeiro. Devemos considerar as experiências
cuidadosamente, mas é claro que devemos avançar. Devemos promover a cultura da
Pesquisa e do trabalho de Engenharia.
Dentro de dois anos, o número de centros científicos inovadores
para as crianças aumentará para 40. Eles servirão de base para o
desenvolvimento de uma rede de grupos de projectos técnicos em todo o país. As
empresas, as universidades e os institutos de investigação devem contribuir
para que os nossos filhos sintam, indubitavelmente, que todos têm igualdade de
oportunidades e um começo igual na vida, que a Rússia precisa das suas ideias e
conhecimentos e que podem provar o seu valor nas empresas e nos laboratórios russos.
Podemos ver o sucesso do Centro Educacional Sirius,
para crianças super dotadas. Acredito que precisamos de uma rede desses centros
e proponho que as autoridades regionais considerem a criação de centros para
crianças super dotadas nas suas universidades e escolas mais conceituadas.
Ao mesmo tempo, há vários pontos que gostaria
de salientar. O nosso sistema educativo deve basear-se no princípio de que
todas as crianças e adolescentes são dotados e podem ser bem sucedidos na
ciência, nas áreas criativas, no desporto, nas carreiras e na vida. A nossa
tarefa é ajudá-los a desenvolver as suas aptidões. Quando eles são bem
sucedidos, a Rússia também prospera.
Colegas, considero a geração jovem como o
alicerce digno de confiança da Rússia num século XXI, complicado e turbulento.
Acredito que os jovens são capazes não só de enfrentar desafios, como também de
contribuir para o desenvolvimento do programa intelectual, tecnológico e
cultural do aperfeiçoamento global.
Não é de surpreender que tantos alunos de
escolas e universidades participem em projectos voluntários em áreas vitais
como atendimento a pacientes, assistência a idosos e a pessoas com deficiência,
educação, desporto, cultura, História local, expedições de socorro e protecção
da Natureza e da vida animal.
Voluntariado
Uma característica do nosso tempo é que existe
um grande número de pessoas prontas para contribuir a favor de todos os tipos
de iniciativas de caridade, através das comunicações mediáticas sociais, tais
como petições e angariação de fundos para tratar os doentes ou ajudar crianças.
Muitas pessoas são rápidas a responder a tais apelos e fazem-no sinceramente,
sem procurar obter qualquer lucro.
Às vezes é até surpreendente, ver pessoas
que não ganham muito dinheiro, mas que têm o desejo de ajudar os que precisam.
Peço à Câmara Cívica e à Agência de
Iniciativas Estratégicas que sejam rápidas no apoio a organizações voluntárias,
instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos. Através do seu
compromisso e generosidade, as pessoas que contribuem para esses projectos
promovem esforços colectivos, que a Rússia tanto necessita, neste momento. Elas
criam um potencial social significativo, que deve ser usado de forma eficaz.
É necessário evitar todas as barreiras que
minam o desenvolvimento do movimento voluntário e fornecer, igualmente, toda a
assistência que as organizações sem fins lucrativos possam precisar. As
principais decisões a este respeito já foram tomadas. A partir do próximo ano,
as organizações sem fins lucrativos com a experiência requerida, serão
autorizadas a prestar serviços sociais financiados pelo orçamento do Estado.
Colegas, gostaria de chamar a atenção de muitos
de vós e quero ter a certeza de que os governadores e as autoridades municipais
escutam o que eu digo. Peço-vos que não sejam, como se costuma dizer,
gananciosos, que se abstenham de trabalhar apenas com as instituições estatais
e que permitam às organizações sem fins lucrativos prestar o máximo possível de
serviços sociais. É muito importante estabelecer relações cordiais com as
pessoas. Proponho que todos estejamos atentos a estas questões.
O que todos nós queremos, é melhorar a
qualidade dos serviços sociais que envolvem as organizações sem fins lucrativos
nesta esfera. Solicito ao Governo e ao Parlamento para ultimarem os esforços
para a criação de um quadro jurídico
claro para as organizações sem fins lucrativos, como prestadores de serviços
socialmente importantes e para estabelecerem requisitos em termos de competência, sem criar
burocracia adicional, evidentemente. Devemos valorizar a atitude exigente, estimulante
e comprometida do povo, nesse sentido.
Desenvolvimento
Urbanístico
Gostaria de dirigir-me, mais uma vez, a
muitos de vós com o apelo de não se esconderem nos vossos gabinetes e de não
temerem o diálogo com as pessoas, mas ir ao encontro delas, falar-lhes honesta
e abertamente e apoiarem as suas iniciativas. Isto é particularmente importante
em questões de desenvolvimento urbano e questões relativas à preservação do
património histórico e à criação de um ambiente de vida moderno.
Infelizmente, por vezes esses assunto são decididos
nos corredores e quando tal acontece, é difícil deixar de perguntar: "Tem a certeza de que, aquilo que está a propor é a melhor sugestão que você aconselha,
baseada apenas nas opiniões escutadas nos gabinetes das autoridades? Não será
melhor consultar as pessoas e perguntar-lhes o que é que elas querem ver nas
ruas, nos jardins, nos parques e represas, nos campos desportivos e nos parques
infantis? "
No próximo
ano, vamos enviar 20 biliões de rublos para os programas de desenvolvimento
urbano das regiões, incluindo cidades de uma única indústria. Por uma questão
de princípio, os residentes devem tomar parte na decisão de como esse dinheiro
deve ser gasto e quais os projectos que devem ter prioridade. Peço à Frente
Popular Russa que também participe activamente neste trabalho. Precisamos
organizar uma supervisão eficaz deste trabalho de modo a garantir resultados
concretos, que as pessoas querem ver e devemos apoiar as pessoas que desejam
participar nestes projectos de desenvolvimento urbano.
Meio
Ambiente, Ecossistemas
É
importante que a sociedade civil participe activamente na resolução de questões
como a melhoria da legislação em matéria de protecção do ambiente, de espécies
raras de plantas e animais e o estabelecimento de um sistema humano e caridoso
para lidar com animais vadios/abandonados.
Declaramos
o próximo ano de 2017, como o Ano do Meio Ambiente. Estou a instruir o Governo para
elaborar programas de protecção para esses símbolos únicos da natureza russa que são o
Volga, o Lago Baikal e o Lago Teletskoye, no Altai.
Precisamos
limpar as áreas poluídas em todo o país e limpar os lixos acumulados que
cresceram nos arredores de muitas cidades, como escutamos recentemente de activistas
da Frente Popular Russa. Este problema não somente existe nas grandes cidades,
como também nos pequenos povoados.
Redes Rodoviárias
Moscovo e
São Petersburgo já estão a elaborar programas em larga escala de modernização
rodoviária. A partir do próximo ano, vamos começar projectos semelhantes noutras
cidades importantes, em áreas urbanas que albergam cerca de 40 milhões de
pessoas. Nos próximos dois anos, pelo menos metade das estradas devem ser
modernizadas. Neste momento, não entro em mais detalhes. A decisão foi tomada e
foram reservados os fundos necessários. Agora, só precisamos trabalhar de forma
eficaz.
Vamos também
dar a necessária atenção às estradas federais importantes e construir a ponte
para a Criméia, que é um projecto de infra-estrutura de importância nacional. A
data da construção dessa ponte está a ser programada.
Sanções
Colegas,
há dois anos, enfrentamos sérios desafios económicos e uma situação difícil nos
mercados globais. Enfrentamos sanções que foram uma tentativa para nos fazer
dançar a melodia dos outros e ignorar os nossos próprios interesses nacionais e
fundamentais.
Mas
permitam-me repetir que as principais razões da nossa desaceleração económica, encontram-se,
sobretudo, nos nossos problemas internos e, principalmente, na falta de
recursos de investimento, de tecnologia moderna, de recursos humanos
profissionais, de concorrência insuficiente e de falhas no nosso clima de
negócios. Presentemente, o sector real da economia parou de cair e constatamos
um pequeno aumento na produção industrial. No ano passado, o nosso PIB caiu cerca
de 3,7 %, mas considero que este ano, o número será pequeno. Sobre os
primeiros 10 meses de 2016, veio a 0.3 % e penso que o número final
será próximo deste.
Os
programas de apoio a uma série de sectores industriais, incluindo o mercado da
habitação, têm desempenhado um papel importante. Vou agora falar mais sobre
este mesmo assunto. Observamos o aumento da produção industrial e é pequeno,
mas a tendência é positiva e devemos certamente diligenciar mantê-lo.
Habitação e Mercado Imobiliário
Quanto
ao mercado imobiliário, mais de 85 milhões de metros quadrados de habitações
chegaram ao mercado em 2015. Foi um recorde histórico para o nosso país.
Estas
habitações devem ser vendidas e,
efectivamente, precisamos de aumentar o poder de compra das pessoas. Vou
adiantar mais sobre este assunto, em relação aos nossos programas de apoio
hipotecário.
Continuaremos
a prestar assistência orientada para os sectores económicos que ainda estão confrontados
com uma situação negativa. Já mencionei que o crescimento modesto da produção
industrial está, presentemente, a progredir.
Indústria Automóvel
Testemunhamos
um ligeiro declínio geral na indústria automóvel, embora tenha havido um
aumento de 14.7% nos camiões, acima de 2.9%, nos veículos
comerciais ligeiros e superior a 35.1%, nos autocarros. Na engenharia
ferroviária, há um crescimento de 21,8% e nos veículos de carga o
aumento foi até 26%. A maquinaria e equipamentos agrícolas têm
mostrado um impulso muito bom de 26,8%. A indústria ligeira também está a
confirmar uma tendência ascendente.
Estabilidade Macroeconómica e Reservas Financeiras
Temos
assegurado a estabilidade macroeconómica, o que é muito importante e mantivemos
as reservas financeiras. As reservas de ouro e moeda do Banco Central não
diminuíram, mas chegara mesmo a crescer. Considerando que em 01 de Janeiro de
2016, totalizavam US $ 368,39 bilhões,
actualmente atingem US $ 389,4 - quase 400 biliões. Neste sector, também,
presenciamos dinâmicas positivas.
Inflação
Esperamos
uma queda significativa da inflação até ao final deste ano, para menos de 6%.
Neste ponto, também, gostaria de citar alguns números. Se bem se recordam, a
taxa de inflação em 2015 foi de 12,9%. Espero que, este ano, não suba acima de
6% e que pare em cerca de 5,8 por cento. Obviamente bom. Dinâmica
positiva.
Permitam-me
lembrar que a menor taxa de inflação foi registada em 2011 – foi de 6,1%. Vou
repetir, este ano pode ser ainda menor. Isso significa que no próximo ano,
poderíamos atingir o objectivo de 4%. Este é um pré-requisito muito bom para
alcançar um crescimento substancial, dependente de uma economia saudável.
Política de Recuperação Sustentável e
Desenvolvimento Agrícola.
Contudo,
gostaria de salientar que a estabilização não significa uma transição
automática para uma recuperação sustentável. Se não abordarmos os problemas
implícitos à economia russa, se não lançarmos novos factores de crescimento com
toda a força, a recuperação económica estagnar-se-á durante anos e teremos de restringir e economizar
constantemente, de protelar o desenvolvimento. Não podemos permitir essa
situação.
Seguiremos
outro caminho, que exige uma declaração exacta de objectivos e um trabalho
faseado e baseado em sistemas, para alcançar esses objectivos. Esta abordagem produziu, mais de uma vez, resultados positivos significativos e num período de tempo bastante curto. Houve ocasiões em que
pensávamos que os nossos problemas de agricultura existiriam para sempre.
Sabemos o que foi dito sobre esse assunto e como ofendeu os nossos
agricultores, quando falámos sobre a agricultura como uma espécie de buraco
negro, que podia engolir qualquer quantia de dinheiro e, mesmo assim, não
produzir resultados. Não, isso acabou, descobriu-se que mesmo esse sector
poderia ser reorganizado. Encontramos soluções ponderadas, adoptamos um
programa estatal, criamos um sistema flexível de apoio aos produtores e empresários agrícolas e hoje a agricultura é uma indústria de sucesso, que
alimenta o país e que está a conquistar mercados internacionais.
Mas como
diz o provérbio, cada má situação tem o seu lado bom. Os nossos parceiros
impuseram as sanções que mencionei e tomamos medidas como resposta e, ao mesmo
tempo, acabamos por ajudar os nossos produtores agrícolas, no mercado interno. No
entanto, eles devem acautelar que esta situação não pode e, provavelmente, nem vai continuar para sempre e, de qualquer modo, os consumidores precisam de um
ambiente de mercado competitivo. Portanto, os nossos produtores devem
aproveitar ao máximo, a actual situação favorável.
As exportações de produtos agrícolas
produzem hoje, mais receitas do que as exportações de armas. Provavelmente,
só muito recentemente, poderíamos imaginar que tal coisa seria possível.
Já falei publicamente sobre este facto e hoje, posso referi-lo novamente.
Aliás, no que diz respeito às nossas exportações de armas, ainda somos um concorrente
sério nesse mercado. As nossas exportações atingiram o valor de US $ 14,5
biliões em 2015 e as nossas exportações de produtos agrícolas ascenderam a US $
16,2 biliões. Este ano, esperamos um valor de US $ 16,9 biliões, o que é muito
bom. Temos de agradecer aos nossos trabalhadores do sector agrícola a existência inequívoca deste resultado.
Quando
se trata de desenvolver o sector da agricultura, muito depende das regiões. Penso
que devemos dar-lhes maior independência na definição das prioridades para o
uso de subsídios federais para o sector agrícola. O volume de subsídios deve
estar associado ao aumento de terras cultivadas, rendimentos e outros
indicadores quantitativos de produção efectiva. Essa medida incentivará os
produtores a cultivar terras agrícolas em pousio e a usar tecnologia agrícola
avançada.
Neste
momento, gostaria de salientar que, se damos às regiões mais independência no
uso do orçamento e do apoio federal, essa mesma independência gera
maior responsabilidade de produzir resultados e de investir os recursos
recebidos, de fortalecer a sua própria base económica, de resolver dificuldades
e problemas sociais no sector da habitação e dos serviços públicos.
A fim de
dar aos nossos agricultores maiores oportunidades de encontrar mercados, temos
de prestar maior atenção ao apoio às cooperativas agrícolas. Peço ao Ministério
da Agricultura, ao Rosselkhozbank (Banco
Agrícola] e à Rosagroleasing [ Instituição
de Crédito à Agritultura] que se debrucem sobre este assunto, bem como à
Corporação para o Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas, que receberá
uma injecção de capital de 13 mil milhões de rublos, no próximo ano.
Indústria
da Defesa
Efectuamos
uma grande modernização nas nossas
empresas da indústria da defesa, o que originou um aumento da produção e, o mais
importante, um aumento significativo da produtividade do trabalho. A indústria
de defesa publicou resultados muito bons e dá um bom exemplo. Em 2016,
esperamos que o crescimento da indústria de defesa atinja 10,1% e um aumento da
produtividade do trabalho de 9,8%.
Devemos
direccionar a indústria da defesa para a produção de produtos civis competitivos actualizados nas áreas da saúde, energia, aviação e construção naval, exploração espacial e outras
indústrias de alta tecnologia. A parcela de produtos civis deve aumentar para,
pelo menos, um terço da produção total da indústria da defesa nos próximos 10
anos.
Recentemente,tivemos
uma reunião sobre esta questão, ou melhor, várias reuniões e quero partilhar os
nossos planos convosco. Em 2016, os produtos civis atingirão 16,1% da produção
da indústria da defesa e planeamos aumentar ligeiramente essa percentagem até
2020. O aumento será relativamente pequeno, porque o Ministério da Defesa
colocou muitos contratos de rearmamento, a serem produzidos por esta indústria.
A parcela de artefactos civis atingirá 30% em 2025 e, pelo menos, 50% em 2030.
Encarrego
o Governo de organizar o trabalho sistemático para alcançar esses objectivos
com o apoio das nossas instituições de desenvolvimento, incluindo o
Vnesheconombank (VEB), o Centro de Exportação da Rússia e o Fundo de
Desenvolvimento da Indústria.
Indústria
da Tecnologia de Informação
A indústria
da Tecnologia da Informação é um dos sectores que se desenvolve mais
rapidamente, o que é encorajador. As empresas russas de TI duplicaram as suas
exportações nos últimos cinco anos. Acabei de citar os números da indústria da
defesa e da agricultura: o valor para a indústria de Defesa é de 14,5
biliões de dólares. As nossas exportações de TI, ainda recentemente, eram quase nulas,
mas, presentemente, subiram para US $ 7 biliões.
Esta
mesma indústria também melhorou outros indicadores de desempenho, tais como as receitas
e pagamentos de impostos, em parte devido à redução do pagamento do seguro. O
Ministério das Finanças não me recomendou dizer que todas essas conquistas
foram devidas a incentivos, por isso, refiro que também usamos outros
instrumentos de apoio, embora se deva admitir que os incentivos são muito
importantes para apoiar as nossas empresas de Tecnologia da Informação. Este
instrumento permitiu-lhes utilizar eficazmente o seu potencial intelectual
inovador. No início do seu desenvolvimento, em 2010, os pagamentos de impostos
das empresas de TI chegaram a pouco mais de 28 biliões de rublos, se bem que,
passados dois anos, o valor chegou a 54 biliões de rublos. Podeis avaliar o
crescimento por vós mesmo. Considerando os incentivos, o défice nacional da
receita foi de apenas 16 biliões de rublos. Por outras palavras, até o próprio orçamento federal beneficiou com o crescimento das empresas de TI. Para manter
essa tendência positiva, proponho que prolonguemos esses incentivos até 2023.
Estou confiante de que a indústria de TI pode tornar-se um dos nossos principais
sectores de exportação dentro de 10 anos.
Em suma,
temos um bom potencial para aumentar as exportações de bens que não são
matérias primas ou produtos primários. Ao mesmo tempo, vemos o proteccionismo a
crescer no mundo e, infelizmente, a serem erguidas barreiras comerciais. Posso
dizer-vos que, recentemente, tive uma reunião com os meus colegas em Lima, no
Peru, e discutimos assuntos sobre o comércio mundial. Um dos principais
problemas é o proteccionismo crescente. Mas o que é que ele significa para nós?
Significa que devemos lutar pelo acesso aos mercados externos de forma mais
activa e decisiva. A intensa competição internacional irá amenizar e fortalecer
a nossa economia e garantir que as empresas russas alcancem um novo nível de
eficiência, de qualidade de bens e serviços e de produtividade do trabalho.
Directrizes da Política Económica e
Fiscalidade
Os
exemplos que citei anteriormente mostram que já estamos a mudar a estrutura
económica de maneira convergente, modernizando os sectores correspondentes, criando novos e estabelecendo empresas modernas que podem trabalhar nos
mercados internacionais. É essencial continuar a avançar nessa direcção de
maneira sistemática e comprovada. Não necessitamos de cenários abstractos, que
são na maior parte insignificantes, mas de uma previsão de desenvolvimento
profissional, minuciosamente calculada. É importante definir claramente como
um melhor clima empresarial, os grandes projectos de investimento, uma expansão
das exportações de serviços e não-mercadorias e o apoio às pequenas e médias
empresas irão contribuir para o crescimento económico e qual será o papel das
regiões e de determinados sectores produtivos.
Aconselho que o Governo, juntamente com as principais associações empresariais
desenvolvam, o mais tardar em Maio de 2017, um plano de acção pormenorizado até
2025, cuja aplicação permitirá alcançar taxas de crescimento económico mais
elevadas do que no resto do mundo, a partir de 2019-2020, e, por esta razão,
reforçar as posições da Rússia na economia global.
Senhoras
e Senhores Deputados, insisto que é importante que este plano seja apoiado e
confiado à comunidade empresarial para que os empresários se envolvam activamente
na sua execução. É óbvio que hoje,(já falamos sobre esse assunto, mais de uma
vez), há uma exigência crescente na
sociedade no que diz respeito à expansão
das liberdades económicas, às regras estáveis, firmes e previsíveis de fazer negócios, incluindo o sistema
tributário.
Podem
recordar que, em 2014, tomamos a decisão de não alterar os requisitos fiscais
existentes para as empresas, relativamente aos próximos quatro anos. Não os
revisámos apesar das mudanças na situação económica, que, sem dúvida, tiveram
um impacto positivo no desempenho das empresas.
Ao mesmo
tempo, devemos orientar o nosso sistema tributário para funcionar em direcção
ao objectivo principal, que é: estimular a actividade empresarial, garantir o
crescimento económico e o investimento e criar um ambiente competitivo para o
desenvolvimento das nossas empresas. É necessário racionalizar os benefícios
fiscais existentes, tornando-os mais direccionados e abandonar os instrumentos
ineficazes.
Sugiro
que, no próximo ano, façamos uma análise detalhada e abrangente das propostas
para aperfeiçoar o sistema tributário e devemos incluir, por todos os meios, as
associações empresariais nesse esforço. Apesar do calendário político interno, ainda
precisamos redigir e adoptar em 2018, todas as emendas necessárias às leis e ao
Código Tributário, para que possam entrar em vigor em 1 de Janeiro de 2019,
estabelecendo, a longo prazo, regras novas e estáveis.
Ao mesmo
tempo, peço ao Governo que analise oportunidades de melhorar os mecanismos que
garantam a estabilidade do orçamento e das finanças públicas, cumprindo todos
os nossos compromissos independentemente dos factores externos, incluindo o
preço do petróleo e do gás.
Continuando,
examinámos a estrutura legal que regula a actividade empresarial. Na fase
actual, é importante garantir que as disposições adoptadas sejam aplicadas,
especialmente nas regiões. Permitam-me chamar a vossa atenção para o facto de
que, em todas as regiões do país, os serviços básicos prestados às empresas,
como licenças de construção, acesso à infraestrutura e assim sucessivamente,
devem ser coerentes com os requisitos das leis federais e com as melhores
capacidades das regiões.
Colegas,
discutimos esta questão durante uma reunião recente realizada, creio, em
Yaroslavl. Este assunto não pode ser tratado superficialmente. É uma área
extremamente importante para o nosso trabalho em conjunto. Acompanharemos
atentamente a evolução das regiões e avaliaremos o desempenho das autoridades
regionais utilizando estes indicadores. É uma tarefa importante que deve ser
alcançada já no próximo ano. Ao fazê-lo, vamo-nos certificar de que todas as
regiões da Rússia funcionam dentro de um único ambiente de negócios e que todas
elas fornecem serviços de qualidade para a comunidade empresarial.
Durante
muitos anos, temos discutido o problema da racionalização das actividades
dos órgãos reguladores e de supervisão. A partir do próximo ano, eles tornar-se-ão
muito mais transparentes ao divulgarem ao público dados sobre quem inspecciona
quem, com que frequência e quais os resultados alcançados.
Esse método
irá proporcionar a oportunidade de responder prontamente aos abusos e a todas
as violações dos direitos dos empresários, que possam ser levadas a cabo por um
inspector. Não mencionarei a lista de todas as decisões que foram adoptadas
para este efeito. Há algumas, então tudo o que precisamos é ter a certeza de
que são efectuadas. Devemos acabar com as instruções que não têm nada a ver com a
qualidade dos serviços ou com a segurança, criando barreiras insuperáveis para as
empresas.
Permitam-me
chamar a atenção do Governo para que os órgãos de regulamentação e fiscalização
acelerem o seu trabalho a fim de introduzir uma abordagem baseada na avaliação
dos riscos que permita reduzir substancialmente o número de inspecções,
tornando-as mais eficazes. Acrescento que os órgãos de fiscalização devem preocupar-se
não apenas com a identificação das violações, mas também com a prevenção e não
apenas através de medidas formais, mas em substância e é muito importante, que
prestem assistência consultiva aos empresários, especialmente, aos que estão a
iniciar os seus negócios .
Política Empresarial
Já dei
instruções directas para assegurar que o trabalho dos empresários por
conta própria não seja considerado uma actividade comercial ilegal. Não devemos
começar a criar problemas a essas pessoas por meio de pretextos inventados. A
fim de excluir a possibilidade de que surja este tipo de situação, peço-vos que, no
próximo ano, formulem um estatuto jurídico claro para os trabalhadores
independentes, a fim de lhes dar a oportunidade de trabalhar, calma e regularmente.
Todas as
pessoas envolvidas em negócios honestos, independentes ou contratadas, devem
saber que as autoridades estatais e a sociedade estão a seu favor. Não é justo enquadrar todos, exactamente, sob as mesmas condições. Devemos dar às
pessoas uma maior liberdade, criando condições para a realização de actividades
que lhes proporcionem respeito, prosperidade e sucesso. Tudo o que limita essas
oportunidades e viola os direitos das pessoas, é injusto.
No
discurso do ano passado, falei sobre a pressão dos negócios praticada por
alguns funcionários das instituições de aplicação da lei. Muitas vezes, este tipo de acção
leva empresas bem sucedidas ao colapso e
que os activos sejam retirados a essas pessoas.
Quero
agradecer aos deputados por apoiar o projecto de lei que reforça
consideravelmente as sanções penais contra os agentes responsáveis pela aplicação
da lei, por inventarem casos, inclusivamente com o objectivo de dificultar o
trabalho dos empresários.
Medidas contra a Corrupção
Quero
dizer algumas palavras sobre a luta contra a corrupção. Nos últimos anos, vimos
um número considerável de casos de acções movidas contra funcionários ao nível
local, regional e federal. Sublinho que a maioria dos funcionários públicos são
pessoas honestas e decentes que trabalham para o bem do nosso país. Mas nem o
gabinete de alguém, nem as ligações com altos dignatários ou serviços passados, podem
servir de escudo para funcionários
corruptos. Ao mesmo tempo, e quero salientar este ponto, ninguém tem o direito
de pronunciar a culpa ou a inocência de uma pessoa antes do tribunal ter
emitido um veredicto.
Infelizmente,
tornou-se prática comum provocar alarme na comunicação mediática sobre
esses casos. Constatamos que os funcionários dos orgãos de aplicação da lei,também são, muitas vezes, culpados dessa situação.
Quero fazer sobressair que a luta contra a corrupção não é um espectáculo.
Exige profissionalismo e uma abordagem séria e responsável. Só então produzirá
resultados e receberá o amplo apoio da sociedade.
Colegas,
é óbvio que as restrições externas e o aumento da taxa de endividamento interno
reduziram a disponibilidade de recursos financeiros para as empresas e
indivíduos. No entanto, o sistema bancário tem sido capaz de substituir empréstimos
externos para as nossas empresas e estabilizar a situação e isto é um facto
óbvio.
Actualmente,
precisamos de reforçar a actividade empresarial, a implementação de grandes projectos
económicos e financiamento disponível, especialmente porque a inflação está a cair,
como já referi – o que cria condições
objectivas para tornar os empréstimos bancários mais baratos. Repito, a
situação melhorou ligeiramente, mas apenas para os sectores individuais. Em
geral, os empréstimos à economia ainda apresentam uma dinâmica instável.
Política de apoio ao Sistema Bancário
Injectamos
827 biliões de rublos no sistema bancário, que fazem parte do programa de apoio
à luta contra a crise de 2015-2016. De acordo com as estimativas, esse recurso
permitiu aos bancos aumentar significativamente o crédito para os sectores
não financeiros.
No
entanto, o volume destes empréstimos não tem crescido este ano; desceu mesmo ligeiramente.
Sou conhecedor dos cálculos em rublos e em moeda estrangeira, mas o declínio ainda
acontece, mesmo tendo em conta a diferença de câmbio. Gostaria que os
especialistas, que acreditam que as diferenças cambiais são importantes, tomassem
nota deste ponto.
Na
verdade, é incontestável que a taxa do rublo mudou em relação ao dólar e ao
euro. Este facto tem de ser levado em conta, mas mesmo assim, o declínio dos
empréstimos é evidente.
Não há
dúvida de que necessitamos estimular os empréstimos ao sector real. Mas a
questão chave permanece: Que métodos e meios devemos usar para fazê-lo? É óbvio
que só os bancos estáveis e com uma sólida reserva de capital estão em
condições de desenvolver empréstimos.
Este
ano, os bancos russos recuperaram a sua lucratividade. O lucro desse sector
para os 10 meses do ano passado foi de 193 biliões de rublos e subiu quase
quatro vezes, para 714 biliões de rublos para o mesmo período deste ano.
Aliás,
graças aos esforços consistentes e decisivos do Banco Central, o sistema
bancário está a ser libertado dos equipamentos que transgridem a lei, violam os
direitos dos clientes e realizam operações financeiras duvidosas. Muitos deles,
pelo menos os mais fracos, deixaram o mercado. O Banco Central fez um
esforço para limpar o sistema bancário e, presentemente, continua a fazer esse
trabalho. Essa tarefa constitui uma boa base para uma rápida recuperação da
economia e para o desenvolvimento de empréstimos ao sector real.
Vários
países ofereceram aos bancos incentivos para estimular o crédito ao sector real
da economia. Alguns países também estão a discutir a possibilidade de
estabelecer limites sobre o montante de empréstimos que os bancos podem colocar
em instrumentos financeiros.
Não estou a dizer que devemos copiar
cegamente tudo o que se faz no estrangeiro, tanto mais que a economia
russa e a sua estrutura diferem
consideravelmente de outros países que estão a tomar essas medidas, mas
podemos e devemos analisar estas práticas e pedir emprestado o que seria
adequado, nesta situação.
Em
muitos países, um sector financeiro não bancário trabalha de maneira bem
sucedida. Também devemos desenvolver este sector, uma vez que isso nos
permitirá trazer mais capital dos investidores e dos cidadãos para a economia, através de obrigações do tesouro e de outros mecanismos.
Este
caso é algo que temos discutido há algum tempo. Espero que o Banco Central e o
Governo elaborem propostas sobre o desenvolvimento do mercado financeiro. Este trabalho deve centrar-se, naturalmente, nas nossas tarefas de crescimento
económico e quaisquer mudanças feitas não devem levar ao aparecimento de
desequilíbrios macroeconómicos ou de bolhas na economia.
É muito
importante apoiar os empréstimos às pequenas empresas. Por enquanto, este
empréstimo continua a cair. Que passos adicionais devemos tomar a fim de mudar esta
situação? As autoridades financeiras pensam que a mesma pode ser corrigida.
Os
grandes bancos, por razões de escala e da complexidade das suas operações,
aplicam requisitos rígidos, de acordo com as normas internacionais (alguns
especialistas consideram que esses padrões são excessivamente austeros para a
nossa situação, mas não vamos entrar agora em pormenores), mas os pequenos
bancos regionais, que exercem a função vital de emprestar às pequenas empresas
e ao público em geral, têm, habitualmente, operações bancárias mais simples e,
portanto, podem funcionar de acordo com regulamentos e requisitos
simplificados. Esses bancos representam apenas 1,5% do total dos activos
bancários, o que não cria riscos para o sistema bancário como um todo. Este
tipo de regulamentos do sistema bancário diferenciado permitiria aos clientes
ir ao banco que melhor se adapte às suas necessidades e as pequenas empresas
não teriam de competir com as grandes firmas, para obtenção de crédito.
Claro
que a nossa exigência fundamental não mudou: cada nível de sistema bancário
deve ser saudável e estável, de modo que os clientes e investidores estejam
tranquilos sob a segurança dos seus fundos.
Colegas,
para avançar para um nível de desenvolvimento mais elevado na economia e no sector
social, precisamos da nossa própria pesquisa avançada e de soluções
científicas. Devemos concentrar-nos em sectores onde um poderoso potencial
tecnológico se está a acumular para o futuro, ou seja, nas tecnologias digitais
e noutras tecnologias transversais que agora determinam todas as esferas da
vida. Os países que geram tais tecnologias terão uma vantagem duradoura e uma
oportunidade de gerar enormes receitas tecnológicas. Aqueles que não o fizerem
serão colocados numa posição dependente e desfavorecida. As tecnologias
transversais são tecnologias que podem ser aplicadas em todos os sectores, tais
como tecnologias digitais, quânticas, robóticas, neurais e outras.
No
entanto, devemos ser cautelosos com os riscos inerentes à tecnologia digital.
Devemos reforçar a nossa protecção contra as ameaças cibernéticas e aumentar
consideravelmente a estabilidade de todos os elementos da infraestrutura, do
sistema financeiro e da governação do Estado.
Proponho
o lançamento de um programa em larga escala para desenvolver uma economia de
uma nova geração tecnológica, a chamada economia digital. Vamos contar com
empresas russas e com centros científicos russos, de pesquisa e de engenharia, para instalar este
programa.
A
independência nacional e tecnológica da Rússia, de facto, o nosso futuro
dependem dessa mesma tecnologia digital. Precisamos de realizar um inventário
para afastar as barreiras administrativas, legais e de qualquer outro tipo que
impeçam o avanço do nosso negócio para os mercados existentes e emergentes da
alta tecnologia. Devemos reservar recursos financeiros suficientes para esses
projectos, inclusive estabelecendo esta tarefa para o VEB (Banco para o
Desenvolvimento) renovado.
Precisaremos
de pessoal qualificado, engenheiros e trabalhadores, que estarão prontos para
cumprir as tarefas da próxima geração. Por esse motivo é que estamos a cooperar
com as empresas para criar um sistema moderno de ensino profissional de formação
de professores, para o secundário,
faculdade e escola profissional com base em normas internacionais avançadas.
Aumentaremos
a percentagem de estudantes financiados pelo Estado, nas áreas de engenharia,
TI e outros departamentos-chave dos quais depende o nosso desenvolvimento económico.
No próximo ano, as nossas universidades mais destacadas, inclusive nas regiões,
estabelecerão centros de competência, que fornecerão apoio intelectual e
pessoal a projectos ligados ao aparecimento de novos sectores e mercados.
A
investigação fundamental é um poderoso factor de acumulação de conhecimentos
científicos e tecnológicos necessários ao crescimento económico e ao
desenvolvimento social. Enfrenta uma dupla tarefa: avaliar e prever as
tendências futuras e oferecer as melhores soluções para os desafios emergentes.
Na
ciência, assim como em todos os outros sectores, promoveremos a competição e
apoiaremos os mais fortes, aqueles que são capazes de produzir resultados
práticos. A Academia Russa de Ciências e todas as organizações de pesquisa
devem ter esses quesitos em conta. Continuaremos a construir a infraestrutura
de pesquisa que nos permitirá realizar tarefas científicas de grande escala.
Já foram
estabelecidos mais de 200 laboratórios no âmbito do programa de mega
subvenções. Não seria exagero dizer que eles estão a funcionar a um nível
global. São liderados por cientistas que determinam as tendências do
desenvolvimento científico global (aliás, muitos deles são nossos compatriotas
que, no passado, foram para o exterior).
Recentemente,
reuni-me com um grupo de pesquisadores. Presentemente, muitos deles estão a
passar a maior parte do seu tempo em laboratórios russos. Eles são bem sucedidos
e apreciam o seu trabalho. Podem constatar por si mesmos, que a Rússia está a
estabelecer tarefas científicas interessantes e a criar uma base sólida de
pesquisa e condições de trabalho decentes.
Mas é
claro que as pessoas têm o direito de compreender que existe um horizonte de
trabalho e de planeamento e, neste contexto, peço-vos que assegurem o
financiamento a longo prazo de projectos de investigação produtivos, em
particular utilizando os recursos da Fundação da Ciência Russsa.
É muito
importante apoiar os jovens cientistas talentosos da Rússia e há muitos. Devem
ter a oportunidade de estabelecer as suas equipas de pesquisa e de laboratórios.
Para este efeito, será lançada uma categoria especial de subvenções de sete
anos. Outros 3,5 biliões de rublos serão destinados a esses propósitos, bem como
o desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa e a abertura de novos
laboratórios em 2017, além do já anunciado orçamento para a ciência.
Escusado
será dizer que as actividades dos centros de investigação devem estar
estreitamente integradas no sistema educativo, na economia e nas empresas de
alta tecnologia. Devemos transformar nossos os projectos de pesquisa em produtos
comerciais bem sucedidos. Este tema tem sido sempre um ponto fraco para nós.
Muito tempo decorre desde as descobertas até à sua introdução e às vezes mesmo
... Este problema aplica-se não só à nossa época como também ao período
soviético. Sucedia o mesmo no Império Russo. Devemos superar essa tendência e
podemos fazê-lo. Para resolver este problema, lançamos a Iniciativa Nacional de
Tecnologia há dois anos. É destinada a assegurar as posições de liderança das
empresas e dos produtos russos nos mercados mais promissores do futuro.
Colegas, tudo o que referi hoje,
todas essas prioridades estão definidas na Estratégia Nacional de
Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. Assinei a ordem executiva,
aprovando-a.
A Continuar ...
Directrizes
da Política Externa (parte final)
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