Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Tuesday, January 28, 2020

LARRY ROMANOFF -- Novo coronavírus na China: um exame dos fatos

Novo coronavírus na China: um exame dos fatos


Os meios de comunicação ocidentais discutiram o novo vírus corona que começou a se proliferar na cidade de Wuhan, na China Central, mas, além de pequenos detalhes repetitivos e do inevitável ataque à China, não há muita luz sobre as circunstâncias. Meu comentário inicial aqui é composto de uma mistura de quase 100 reportagens ocidentais, principalmente ABC, CBS, CNN, AFP e de alguns meios de comunicação chineses. Oficialmente chamado de novo coronavírus (2019-nCoV), é uma doença respiratória, um novo tipo de pneumonia viral, da mesma família de infecções que a Síndrome respiratória aguda grave (SARS) e a Síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).
No momento da redação deste artigo, as autoridades de saúde chinesas anunciaram 830 casos confirmados causados por esse vírus em 29 regiões de nível provincial do país, resultando até agora em 25 mortes, principalmente entre os idosos que sofriam graves condições médicas anteriores e talvez estivessem frágeis estados físicos. Alguns casos foram relatados em outros países, Tailândia, Coréia, Cingapura, Vietnã, EUA, Japão, todos envolvendo chineses que viajaram para Wuhan. O vírus inicialmente não mostrou sinais de propagação entre humanos, mas pode ter sofrido uma mutação com 15 trabalhadores médicos em Wuhan, aparentemente contraindo o patógeno de outras vítimas. Ainda não está claro como é fácil contraí-lo de outro indivíduo infectado.
Os sintomas iniciais foram leves, o que permitiu que muitas pessoas viajassem antes que os sintomas mais fortes fossem detectados. As primeiras ocorrências em dezembro pareceram, portanto, pouco preocupantes. O período de incubação ainda não foi definido, mas, após o início das infecções, a propagação foi surpreendentemente rápida após o primeiro caso ter sido confirmado em 31 de dezembro: em 3 de janeiro, 44 casos; 21 de janeiro de 225 casos, 24 de janeiro de 830 casos. As autoridades médicas locais disseram que a verdadeira extensão do coronavírus de Wuhan não é clara, e os primeiros números oficiais podem ter sido uma subestimação, uma vez que os sintomas leves e o atraso no início significam que infecções podem não ter sido detectadas.

Todas as evidências sugerem que as autoridades chinesas agiram efetivamente assim que perceberam o perigo que poderiam estar enfrentando. As autoridades médicas declararam imediatamente o surto e, em uma semana, identificaram o patógeno e também determinaram e compartilharam a sequência do genoma com a OMS e outros pares, uma resposta suficientemente rápida que recebeu elogios da OMS e dos cientistas de todo o mundo.
Relembrando os problemas da SARS, eles fizeram muito mais. Na maioria dos grandes centros do país, todos os locais de esportes, teatros, museus, atrações turísticas, todos os locais que atraem multidões foram fechados, assim como todas as escolas. Todos os passeios em grupo foram cancelados. Não apenas a cidade de Wuhan, mas praticamente toda a província de Hubei foi bloqueada, com todos os trens, aeronaves, ônibus, metrôs, balsas e todas as principais rodovias e pedágios fechados. Milhares de vôos e viagens de trem foram cancelados até novo aviso.
Algumas cidades como Xangai e Pequim estão realizando testes de temperatura em todas as estradas que levam às cidades. Além disso, Wuhan está construindo (em cinco dias) um hospital portátil de 25.000 metros quadrados para lidar com os pacientes infectados. Além disso, Wuhan pediu aos cidadãos que não deixem nem entrem na cidade sem uma razão convincente, e todos estejam usando máscaras.
A escala do desafio de implementar esse bloqueio é imensa, comparável ao fechamento de todas as ligações de transporte para uma cidade 5 vezes maior que Toronto ou Chicago, dois dias antes do Natal. Essas decisões são inéditas, mas testemunham a determinação das autoridades em limitar a propagação e os danos desse novo patógeno. Eles não apenas abordam a gravidade da situação, mas também a seriedade da consideração pela saúde pública, decisões infelizes e difíceis, já que o feriado está sendo destruído para centenas de milhões de pessoas. A maior parte do entretenimento público foi cancelada, assim como os passeios e muitos casamentos. Os danos à economia durante este período mais festivo de todos também serão enormes. Hong Kong sofrerá severamente, além de todos os outros problemas, já que as visitas dos chineses do continente costumam incrementar grande parte de sua economia de varejo durante esse período.
O Ano Novo Chinês é o festival mais importante para os chineses. Sábado, 25 de janeiro, é o primeiro dia do Ano Novo Lunar, um período festivo que tipicamente vê o maior movimento em massa de pessoas no planeta, quando os chineses retornam às suas cidades para ficar com parentes. Nenhuma autoridade de saúde jamais enfrentou o desafio atualmente enfrentado pela China, enquanto o país luta com um novo coronavírus, centenas de milhões de pessoas se preparam para viajar.
E é claro que a mídia ocidental teve um dia de escândalo. A CNN publicou um relatório – um pouco alegre demais, pensei – sobre os possíveis danos à economia da China: (1)
“A economia da China está afundando e o país ainda está sofrendo os efeitos da guerra comercial com os Estados Unidos. Um surto de um vírus novo e mortal é a última coisa que ele precisa. O coronavírus de Wuhan já abalou os mercados chineses e lançou os planos para o próximo feriado do Ano Novo Lunar no caos para milhões de pessoas. A segunda maior economia do mundo cresceu em seu ritmo mais lento em quase três décadas no ano passado, enquanto lutava com o aumento da dívida, o arrefecimento da demanda doméstica e as tarifas americanas, muitas das quais permanecem em vigor apesar de uma recente trégua. Pequim também está preocupada com o desemprego e anunciou uma onda de medidas de estímulo nas últimas semanas com o objetivo de impedir demissões em massa. . . O surto de coronavírus de Wuhan pode desencadear um medo generalizado e estimular as pessoas a se recolherem e evitarem sair de casa. Esse tipo de comportamento seria um grande golpe para o setor de serviços, que agora representa cerca de 52% da economia chinesa. ”[E assim por diante. . .]
Os meios de comunicação ocidentais já afirmaram suas razões sobre os fundamentos (da doença), todas as fontes de mídia alegam que o vírus foi transferido para os seres humanos a partir de animais ou frutos do mar. A mídia acrescentou gasolina ao incêndio, alegando que o vírus emergiu de “animais silvestres comercializados ilegalmente” em um mercado “em que as ofertas incluem animais selvagens que podem transportar vírus perigosos para os seres humanos” e que esse vírus “saltou para a população humana de um animal infectado”. As autoridades chinesas afirmaram que o vírus parece ter se originado em um mercado de frutos do mar em Wuhan, embora a origem real não tenha sido determinada nem declarada pelas autoridades, e ainda é uma questão em aberto, talvez principalmente porque os vírus raramente ultrapassam barreiras entre espécies sem assistência humana.
Embora não haja evidências de guerra biológica, um surto de vírus na cidade de Wuhan, imediatamente antes da migração do Ano Novo Chinês, poderia potencialmente ter repercussões sociais e econômicas dramáticas. Wuhan, com uma população de cerca de 12 milhões de habitantes, é um importante centro de transporte na China Central, particularmente para a rede ferroviária de alta velocidade, e com mais de 60 rotas aéreas com vôos diretos para a maioria das principais cidades do mundo, além de mais de 100 vôos internos para as principais cidades chinesas. Quando adicionamos isso à corrida de viagens do Festival da Primavera, durante a qual muitas centenas de milhões de pessoas viajam pelo país para estar com suas famílias, as possíveis conseqüências para todo o país são de grande alcance.
Comparação com a SARS
Este é um novo Coronavírus (2019-nCoV), uma estirpe totalmente nova relacionada aos vírus MERS (MERS-CoV) e SARS (SARS-CoV), embora evidências precoces sugiram que não é tão perigoso.
Provou-se que a SARS era causada por uma cepa do coronavírus, uma grande família de vírus inofensivos também responsáveis pelo resfriado comum, mas a SARS exibia características nunca antes observadas em nenhum vírus animal ou humano, não correspondendo de forma alguma aos vírus animais mencionados antes e continha material genético ainda não identificado – semelhante ao novo vírus corona em 2019.
O virologista Dr. Alan Cantwell escreveu na época que “o misterioso vírus SARS é um novo vírus nunca antes observado pelos virologistas. Essa é uma doença totalmente nova, com efeitos devastadores no sistema imunológico, e não há tratamento conhecido. ”O Dr. Cantwell também observou que a engenharia genética dos coronavírus vem ocorrendo em laboratórios médicos e militares há décadas. Ele escreveu que, quando procurou no PubMed a frase “engenharia genética de coronavírus”, ele foi encaminhado para 107 experimentos científicos que datam de 1987. Para citar o Dr. Cantwell:
“Eu rapidamente confirmei que os cientistas projetam geneticamente coronavírus de animais e humanos para produzir vírus mutantes e recombinantes produtores de doenças há mais de uma década. Não é de admirar que os cientistas da OMS tenham identificado o SARS / coronavírus tão rapidamente. Nunca enfatizado pelos redatores de notícias médicas é o fato de que há mais de quarenta anos os cientistas “saltam espécies” com todos os tipos de vírus animais e humanos e criam vírus quimera (vírus compostos por vírus de duas espécies diferentes). Esta pesquisa não supervisionada produz vírus perigosos criados pelo homem, muitos dos quais têm potencial como armas biológicas. Certamente a SARS tem as características de uma arma biológica. Afinal, não são novos agentes de guerra biológica projetados para produzir uma nova doença com um novo agente infeccioso? Como em experiências militares anteriores, tudo o que é necessário para espalhar a SARS é uma lata de aerossol. . . ”(2) (3) (4)
Quase imediatamente após o recebimento da sequência do genoma, vários cientistas russos sugeriram uma ligação entre SARS e a guerra biológica. Sergei Kolesnikov, membro da Academia Russa de Ciências Médicas, disse que a propagação do vírus da SARS pode ter sido causada pelo vazamento de um vírus de combate cultivado em laboratórios de armas bacteriológicas. Segundo uma série de notícias, Kolesnikov alegou que o vírus da pneumonia atípica (SARS) era uma síntese de dois vírus (de sarampo e parotidite infecciosa ou caxumba), cujo composto natural era impossível, e que essa mistura nunca poderia aparecer na natureza, afirmando: “Isso pode ser feito apenas em laboratório”. (5) E Nikolai Filatov, chefe dos serviços epidemiológicos de Moscou, foi citado no Gazeta diariamente como afirmando que acreditava que a SARS era produzida pelo homem porque “não há vacina para esse vírus, sua composição não é clara, não tem sido muito difundida e a população não é imune a ele. ”(6) (7).
Isso não foi amplamente divulgado, mas parece que a conclusão final dos bioquímicos chineses foi a mesma: o vírus da SARS foi produzido pelo homem. Essa conclusão não era secreta, mas também não foi promovida para a mídia internacional, pois eles simplesmente teriam usado a pretensão de desprezar a China, descartando isso como uma teoria da conspiração paranóica. A mídia ocidental ignorou totalmente esse aspecto, exceto as notícias da ABC que informaram que o “vírus misterioso” da SARS era possivelmente “uma arma biológica chinesa que escapou acidentalmente do laboratório”. É bom notar a ABC, mas a história, se verdadeira, seria o primeiro exemplo de nação que cria e lança uma arma biológica específica para a raça, projetada para atacar exclusivamente a si mesma.
Notável é que, enquanto a SARS se espalhou para cerca de 40 países, as infecções na maioria dos países foram poucas e as mortes quase zero, e foram exclusivamente (ou quase exclusivamente) os chineses que foram infectados, os de Hong Kong mais seriamente, com a China continental sofrendo pouco em comparação.
Este parece ser precisamente o caso deste novo vírus, em que a maioria das pessoas infectadas é chinesa. As notícias falam de infecções que aparecem na Tailândia ou nos EUA, mas elas (pelo menos até o momento) eram todos chineses que estiveram em Wuhan. Até o momento, não houve casos de caucasianos infectados.
Assim como no SARS, esse novo vírus parece estar fortemente focado nos chineses. Nesta fase, é muito cedo para tirar conclusões específicas.
Em outras circunstâncias, podemos passar isso como uma infeliz coincidência, mas para alguns eventos circunstanciais importantes que servem para alterar nosso foco. Uma delas é a história das universidades e ONGs americanas que chegaram à China nos últimos anos para realizar experimentos biológicos que eram tão ilegais que deixaram as autoridades chinesas enfurecidas. Isso foi particularmente verdadeiro quando se soube que a Universidade de Harvard havia feito clandestinamente experimentos na China que haviam sido proibidos pelas autoridades anos antes, onde coletaram centenas de milhares de amostras de DNA chinesas e depois  deixaram o país. (8) (9) (10) (11) (12).
Os chineses ficaram furiosos ao saber que os americanos estavam coletando DNA chinês. O governo interveio e proibiu a exportação adicional de qualquer um dos dados. A conclusão na época era que a “pesquisa” havia sido encomendada pelos militares dos EUA com as amostras de DNA destinadas à pesquisa de armas biológicas específicas para a raça humana.
Em uma tese sobre Armas Biológicas, Leonard Horowitz e Zygmunt Dembek afirmaram que um sinal claro de um agente de guerra biológica geneticamente modificado era uma doença causada por um agente incomum (incomum, raro ou único), sem uma explicação epidemiológica e nenhuma ideia clara da fonte. Eles também mencionaram uma “manifestação incomum e / ou distribuição geográfica”, da qual a especificidade-raça seria única.(13)
Surtos recentes de doenças que parecem se qualificar como potenciais agentes de guerra biológica são AIDS, SARS, MERS, gripe aviária, gripe suína, hantavírus, Borreliose de Lyme, vírus do Nilo Ocidental, Ebola, poliomielite (Síria), febre aftosa, Síndrome da guerra do Golfo e Zika. De fato, milhares de cientistas, médicos, virologistas e epidemiologistas de destaque em muitos continentes concordaram que todos esses vírus foram criados em laboratório e sua libertação deliberada. A recente epidemia de gripe suína na China também tem as principais características, com evidências circunstanciais do surto levantando apenas questionamentos.
Havia outra curiosidade nesse caso: além das críticas costumeiras à China ser inativa ou pouco transparente, várias mídias americanas replicaram acusações de “um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA”, alegando que Washington “ainda estava preocupada” com a transparência no governo chinês sobre o coronavírus Wuhan. Outros artigos alegaram que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA estava “preocupado com o fato de as autoridades de saúde chinesas ainda não terem divulgado dados epidemiológicos básicos sobre o surto de coronavírus de Wuhan, dificultando a contenção do surto”. Não há razão substancial para que autoridades de qualquer nível do Departamento de Estado dos EUA.  devam se preocupar com um surto de vírus em um país estrangeiro.
Suas críticas foram surpreendentemente detalhadas, exigindo especificidades sobre o número de infecções diretamente pelo contato com o mercado de Wuhan, o número de infecções de pessoa para pessoa, o período de incubação preciso da exposição ao início dos sintomas, o ponto no qual as pessoas se tornam contagiosas. As perguntas foram apresentadas em termos benevolentes de ajuda às autoridades médicas chinesas a lidar com o vírus, embora já fosse evidente que a China não precisava ser ensinada sobre tais princípios.
Até a data desta redação, os detalhes ainda são escassos para formar conclusões definitivas, mas, em todos os casos, uma vez que a fumaça desaparece, há muitas perguntas sem resposta que desafiam a narrativa ocidental, mas são notícias antigas e a mídia já se firmou para que o assunto morra na mente do público ocidental, mas não na China.
Larry Romanoff
Artigo original em inglés :

Notas
(1) The Wuhan virus is the last thing China’s economy needs …
https://www.cnn.com/2020/01/23/economy/wuhan-coronavirus-china-economy/index.html
(8) The Harvard case of Xu Xiping: exploitation of the people, scientific advance, or genetic theft?
 Margaret Sleeboom; Amsterdam School of Social Science Research, University of Amsterdam and International Institute for Asian Studies, University of Leiden, The Netherlands
 Routlege; Taylor & Francis group; New Genetics and Society, Vol. 24, No. 1, April 2005
(13) Medical Aspects of Biological Warfare; https://repository.netecweb.org/items/show/325
Larry Romanoff é um consultor de administração e empresário aposentado. Atualmente mora em Xangai e está escrevendo uma série de dez livros relacionados à China e ao Ocidente.
Originalmente em Global Research

No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos