Labels

SUPPORT JULIAN ASSANGE

Monday, December 10, 2018

PT -- Manlio Dinucci -- A Arte da Guerra -- Os USA estão a preparar-se para o confronto com a Rússia e com a China



 Resultado de imagem para pictures of The US is preparing for the clash with Russia and China

A  Arte da Guerra
Os USA estão a preparar-se para o confronto com a Rússia e com a China

Manlio Dinucci

FRANÇAIS  ITALIANO 


À primeira vista, parece o roteiro de um filme catastrófico de Hollywood.  Pelo contrário, é um dos cenários apresentados no relatório oficial de2018 da Comissão encarregado pelo Congresso dos Estados Unidos de examinar a Estratégia de Defesa Nacional: “Em 2019, basedos em notícias falsas sobre atrocidades contra as populações russas na Letónia, na Lituânia e na Estónia, a Rússia invade esses países. Enquanto as forças USA/NATO se preparam para responder, a Rússia declara que um ataque às suas forças nesses países será considerado um ataque à própria Rússia, prevendo uma resposta nuclear. Submarinos russos atacam os cabos de fibra óptica transatlânticos e os piratas informáticos russos interrompem as redes elétricas nos USA, enquanto as forças militares russas destroem satélites militares e comerciais USA. As principais cidades dos EUA ficam paralisadas, desactivando a Internet e os telefones celulares”.

A comissão bipartidária, composta por seis republicanos e seis democratas, prevê um cenário semelhante na Ásia: em 2024, a China efectua um ataque surpresa a Taiwan, ocupando-a, e os Estados Unidos não podem intervir com um esforço aceitável porque a capacidade militar chinesa continuou a crescer, enquanto a dos EUA está estagnada devido à despesa militar insuficiente. Estes cenários – esclarece a Comissão - exemplificam o facto de que “a segurança e o bem-estar dos Estados Unidos estão em risco, mais do que estavam nas últimas décadas”.

Desde a Segunda Guerra Mundial, os "Estados Unidos lideraram a construção de um mundo de prosperidade, liberdade e segurança invulgares. Essa concretização, da qual beneficiaram enormemente, foi possibilitada pelo inigualável poderio militar USA”. Mas agora o seu poder militar – “espinha dorsal da influência global e da segurança nacional USA - diminuiu para um nível perigoso. Este cenário é devido ao facto de que “competidores autoritários - especialmente a China e a Rússia – estão a procurar a hegemonia regional e o meios para projectar o poder à escala global”. Será uma tragédia de dimensão imprevisível, mas talvez de dimensão tremenda - adverte a Comissão - se os Estados Unidos permitirem que os seus interesses nacionais sejam comprometidos, devido à falta de vontade de fazer “escolhas difíceis e investimentos necessários”. Portanto, propõe um aumento adicional da despesa militar dos EUA  (hoje já equivale a um quarto do orçamento federal) na medida líquida de 3-5% ao ano, especialmente para aumentar a mobilização das forças dos EUA (submarinos, bombardeiros estratégicos, mísseis de longo alcance), na região do Indíco e do Pacífico, onde estão activos quatro dos nossos cinco adversários (o quinto é o Irão): China, Coreia do Norte, Rússia e grupos terroristas”.

A visão estratégica que emerge do relatório do Congresso - ainda mais preocupante se pensarmos que a Comissão é formada igualmente por republicanos e democratas - não deixa dúvidas. Os Estados Unidos - que desde 1945 provocaram com as suas guerras 20 a 30 milhões de mortes (mais centenas de milhões causadas pelos efeitos indirectos das guerras) para “construir um mundo de prosperidade, liberdade e segurança invulgares, do qual eles beneficiaram enormemente”- estão dispostos a tudo para conservar a “potência militar incomparável”sobre a qual se baseia o seu império, que está a desmoronar com o aparecimento de um mundo multipolar.

Para esse fim, a Comissão do Congresso apresenta cenários de agressão aos Estados Unidos, os quais não são mais do que a imagem reflexa da  sua própria estratégia agressiva, que corre o risco de conduzir o mundo à catástrofe.

 il manifesto, 11 de Dezembro de 2018



 NO WAR NO NATO
Videos
https://www.pandoratv.it/category/opinioni/manlio-dinucci-opinioni/

(video em preparação)


Manlio Dinucci
Geografo e geopolitologo. Ultimi lavori pubblicati: Laboratorio di geografia, Zanichelli 2014 ; Diario di viaggio, Zanichelli 2017 ; L’arte della guerra / Annali della strategia Usa/Nato 1990-2016, Zambon 2016, Guerra Nucleare. Il Giorno Prima 2017; Diario di guerra Asterios Editores 2018.

 Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos

No comments:

assange



At midday on Friday 5 February, 2016 Julian Assange, John Jones QC, Melinda Taylor, Jennifer Robinson and Baltasar Garzon will be speaking at a press conference at the Frontline Club on the decision made by the UN Working Group on Arbitrary Detention on the Assange case.

xmas





the way we live

MAN


THE ENTIRE 14:02' INTERVIEW IS AVAILABLE AT

RC



info@exopoliticsportugal.com

BJ 2 FEV


http://benjaminfulfordtranslations.blogspot.pt/


UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00h UTC


By choosing to educate ourselves and to spread the word, we can and will build a brighter future.

bj


Report 26:01:2015

BRAZILIAN

CHINESE

CROATIAN

CZECK

ENGLISH

FRENCH

GREEK

GERMAN

ITALIAN

JAPANESE

PORTUGUESE

SPANISH

UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT


BENJAMIN FULFORD -- jan 19





UPDATES ON THURSDAY MORNINGS

AT 08:00 H GMT

PressTV News Videos