A Arte da Guerra
O navio de assalto dos novos cruzados
Na presença do Chefe de Estado, Sergio Mattarella, da Ministra da Defesa,
Elisabetta Trenta, do Ministro do Desenvolvimento Económico, Luigi di Maio e
das mais altas autoridades militares, o navio Trieste, construído pela
Fincantieri, foi lançado ao mar, em 25 de Maio, no Cantieri di Castellammare di
Stabia (Nápoles). É uma unidade anfíbia multi-usos e multi-funções da Marinha
Militar Italiana, definida por Trenta, como “uma síntese perfeita da capacidade
de inovação tecnológica do país”.
Com 214 metros de comprimento e velocidade de 25 nós (46 km/h), possui um
convés de vôo de 230 metros para descolagem de helicópteros, descolagem curta e aterragem
vertical dos caça bombardeiros F-35B e para aviões convertíveis V-22 Osprey.
Pode transportar veículos blindados no convés garagem de 1200 metros lineares.
Tem uma zona inundável, com 50 metros de comprimento e 15 de largura, o que
permite ao navio funcionar com os mais modernos meios anfíbios da NATO.
Em termos técnicos, é um navio destinado a “lançar e apoiar, em áreas de
crise, a força de desembarque da Marinha Militar e a capacidade nacional de projecção
da Defesa, a partir do mar”. Em termos práticos, é um navio de assalto anfíbio
que, ao aproximar-se das costas de um país, ataca com caças e helicópteros
armados com bombas e mísseis e, em seguida, invade esse mesmo país, com um
batalhão de 600 homens transportados, juntamente com armamento pesado, em
helicópteros e outros meios de desembarque.
Por outras palavras, é um sistema de armas projectado, não para a defesa, mas
para o ataque, em operações de guerra realizadas no âmbito da “projecção de
forças" USA/NATO a grande distância.
A decisão de construir o Trieste foi tomada em 2014, pelo governo Renzi,
apresentando-o como um navio militar usado, principalmente, em “actividades de ajuda
humanitária”.
O custo do navio, a cargo não do Ministério da Defesa, mas do Ministério do
Desenvolvimento Económico, foi quantificado em 844 milhões de euros, no âmbito
de uma atribuição de 5.427 milhões para a construção, além do Trieste, de mais
9 navios de guerra. Entre estes, duas unidades navais de alta velocidade para
incursões das forças especiais em "contextos operacionais que exigem
discrição", isto é, em operações bélicas secretas.
No momento do lançamento, o custo de Trieste foi estabelecido em 1.100
milhões de euros, com um acréscimo de 250 acima da despesa prevista. O custo
final será muito maior, pois que devemos acrescentar o custo dos caças F-35B e
dos helicópteros a bordo, além de outros armamentos e sistemas electrónicos que
serão instalados no navio, nos próximos anos.
A inovação tecnológica no campo militar – salientou a Ministro da Defesa – “deve
ser apoiada pela estabilidade dos financiamentos”.Ou seja, pelo financiamento
contínuo e crescente com dinheiro público também da parte do Ministério do
Desenvolvimento Económico, agora liderado por Luigi Di Maio. Na cerimónia de
lançamento, ele prometeu aos trabalhadores outros investimentos: na verdade,
existem outros navios de guerra a serem construídos. A cerimónia de lançamento
teve um significado adicional quando o Arcebispo Militar Ordinário, Monsenhor Santo Marcianò, enalteceu
o facto de que os operários haviam colocado uma grande cruz na proa do navio,
composta de imagens sagradas das quais eles são devotos, incluindo as do papa
Wojtyla e do Padre Pio.
Monsenhor Marcianò elogiou a “força da fé” demonstrada pelos operários e abençoou
e agradeceu “este sinal maravilhoso que vocês colocaram no navio”.
Foi assim, lançado o grande navio de guerra, como exemplo da capacidade de
inovação do nosso país, paga pelo Ministério do Desenvolvimento Económico, com
o nosso dinheiro roubado aos investimentos produtivos e despesas sociais,
abençoado com o sinal da Cruz como na época das Cruzadas e das conquistas coloniais.
il manifesto, 28 de Maio de 2019
«DICHIARAZIONE DI FIRENZE»
Per la creazione di un fronte internazionale NATO EXIT in tutti i paesi europei della NATO
Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos
Email; luisavasconcellos2012@gmail.com
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